Desenvolvimento e caracterização de blend de casca e polpa de banana
Os professores da UAEALI, Drª Ana Paula Trindade Rocha e Dr. Matheus Augusto de Bittencourt Pasquali, tiveram os resultados de estudo publicado no prestigiado periódico Journal of Food Science and Technology .
A pesquisa buscou desenvolver e caracterizar o blend da casca e da polpa da banana, para a produção de um segundo blend em pó com propriedades antioxidantes.
A indústria de produtos alimentícios está cada vez mais procurando alimentos com propriedades nutricionais que possam proporcionar benefícios à saúde. Além disso, um desafio para a indústria de alimentos é o uso de todas as matérias-primas. Por esses motivos, a casca de banana que é uma matéria-prima dos frutos de Banana (Musa spp.) surge como potencial para o desenvolvimento de novos produtos alimentares. Assim, foram desenvolvidas misturas de pó usando um processo de liofilização para a preparação de farinha para uso potencial em biscoitos, pães e massas. Três formulações foram projetadas; a principal diferença nas formulações foi o uso da concentração de casca de banana. Os resultados mostraram que as misturas produzidas com casca de banana apresentaram propriedades físico-químicas consideradas adequadas para uso na indústria de alimentos. Além disso, os parâmetros morfológicos avaliados revelaram as propriedades dos pós. As misturas formuladas com casca de banana têm mais propriedades antioxidantes, mostrando que a casca de banana pode ser uma opção atraente para gerar pós com altas propriedades antioxidantes.
Para mais informações, acessar o artigo.
Redes Sociais