Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > O que é? > Uncategorised > Efeito de diferentes processos de moagem nas propriedades tecnológicas da farinha de quinoa branca (chenopodium quinoa willd.)
Início do conteúdo da página

Efeito de diferentes processos de moagem nas propriedades tecnológicas da farinha de quinoa branca (chenopodium quinoa willd.)

Publicado: Terça, 09 de Abril de 2019, 12h52 | Última atualização em Terça, 09 de Abril de 2019, 12h52 | Acessos: 476

A quinoa é uma espécie de planta nativa da região andina do Peru, Bolívia, Equador e Colômbia, onde foi domesticado há cerca de 3.000 a 4.000 anos para consumo humano, embora existam registros arqueológicos de uso de sementes não domesticadas para uso pastoril há cerca de 5.200 a 7.000 anos. Vem cada vez mais sendo utilizada no Brasil, e sua composição rica em fibras, cálcio e ferro, ajudam no fortalecimento muscular, previne doenças cardiovasculares, reduz colesterol, e fortalece os ossos, dentre outras propriedades.

O Prof. Dr. Rennan Gusmão vem estudando as características desse produto, juntamente com seu aluno Elias Silva Marcelino. O objetivo do trabalho é avaliar o efeito de diferentes processos de moagem nas propriedades tecnológicas da farinha de quinoa branca (Chenopodium quinoa Willd.). Em resumo, os grãos de quinoa branca são submetidos a análise físico-química e moagem em três diferentes moinhos (facas, discos e bolas). Após esse processo, as 03 amostras de farinhas de quinoa branca são submetidas a análises granulométricas, morfológicas, térmicas, difratometria de raios X, espectroscopia de absorção na região do infravermelho e avaliação da capacidade de absorção de água e óleo. Para concluir, são aplicados modelos matemáticos para avaliação dos dados de distribuição granulométrica.

Com os resultados obtidos na pesquisa, será possível definir qual melhor processo de moagem pode ser aplicado na indústria de produção de farinha de quinoa branca.

A pesquisa encontra-se em desenvolvimento.

 

Fim do conteúdo da página