Estudo do espaço operacional de spray drying para a produção de bebida de cacau em pó funcional
O Prof. Dr. Hugo Miguel Lisboa vem desenvolvendo, juntamente com sua aluna bolsista, Alice Almeida Gonzaga, uma pesquisa que visa 'jogar luzes' sobre uma importante demanda da sociedade: a nutrição infantil.
As bebidas lácteas achocolatas têm elevada aceitação principalmente junto de crianças e adolescentes gerando a responsabilidade de melhorar a qualidade nutricional dessas bebidas. No entanto, o seu processamento pode tornar esses alimentos deficientes nutricionalmente. Desta forma, o estudo em desenvolvimento busca determinar como o processo de secagem por atomização influencia as propriedades físicas e nutricionais de uma bebida de cacau em pó procurando otimizar a sua produção e qualidade nutricional.
A estruturação do trabalho vem permitindo elaborar um espaço operacional que relaciona os parâmetros críticos de processo, como a temperatura de secagem ou tamanho de gota com o rendimento do processo ou qualidade nutricional. Neste espaço operacional é possível mapear como diferentes condições de secagem afetam o produto final. Esta informação é relevante para a tomada de decisões criticas em industria como o aumento de escala ou a optimização de processos.
A pesquisa vem sendo desenvolvida nos Laboratórios de Engenharia de Alimentos do campus sede da UFCG.
Redes Sociais