Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > O que é? > Uncategorised > Microencapsulação por atomização
Início do conteúdo da página

Microencapsulação por atomização

Publicado: Segunda, 01 de Outubro de 2018, 17h36 | Última atualização em Segunda, 01 de Outubro de 2018, 17h36 | Acessos: 794

O pesquisador Dr. Hugo Miguel Lisboa é professor visitante da Unidade Acadêmica de Engenharia de Alimentos, e dentre outras pesquisas, vem desenvolvendo estudo na área da microencapsulação por secagem por atomização (spray drying).

A importância da pesquisa desenvolvida está na conservação da riqueza nutricional de alimentos que é uma das áreas de maior interesse em engenharia dos alimentos. A secagem por atomização é um dos métodos mais utilizados para o efeito, pois este permite, de forma eficiente do ponto de vista industrial, obter um pó com baixa atividade de água e assim prolongar o tempo de vida do alimento processado. O envolvimento dos nutrientes em uma capsula que se forma durante a secagem permite ainda proteger esses nutrientes do efeito da temperatura e assim manter a riqueza nutricional do alimento processado. Devido à complexidade do processo, a pesquisa se torna multidisciplinar pois requer conhecimentos de dinâmica de fluidos, transferência de calor e massa, bioquímica e ciência de materiais.  Desta forma, um recurso habitual é a utilização de modelos fundamentais para prever a dinâmica do processo e posteriormente modelos empíricos para discernir quais os parâmetros são críticos no processo. A otimização e a definição de espaços operatórios também é frequentemente estabelecida. Presentemente, já foram realizadas e publicadas pesquisas sobre a microencapsulação de frutas como o abacate, abacaxi e umbu bem como de ovo de galinha e óleo de capim santo. 

Fim do conteúdo da página